Ele é um dos tipos de empréstimos mais utilizados pela população, pois você pode contratá-lo com as melhores condições de pagamento. O crescimento desta modalidade de crédito é realmente alto. Principalmente porque você não terá que encarar taxas de juros absurdas. E isso facilita a vida de qualquer pessoa que precisa pegar um dinheiro emprestado, não é mesmo?
Antes de tudo, o consignado é um empréstimo em que o solicitante usa o seu salário como garantia para reduzir os riscos da operação. Assim, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento.
É muito provável que você já tenha se perguntado se pode ou não solicitar esse tipo de empréstimo. Então, continue lendo que iremos te explicar.
Para que você esteja apto a aderir a esse tipo de empréstimo, é preciso seguir alguns pré-requisitos. Ou seja, nem todas as pessoas irão conseguir.
É preciso saber se a empresa em que você trabalha possui algum convênio com uma instituição financeira que ofereça essa modalidade de crédito. Pois só assim é que o pagamento das parcelas poderá ser descontado diretamente na sua filha de pagamento.
Vale lembrar, sempre que for solicitado essa modalidade de crédito, a pessoa deverá possuir uma margem consignável disponível. Essa margem diz respeito ao valor máximo do seu rendimento que você pode comprometer com esse crédito. Ou seja, é o valor total que será descontado no seu salário para pagar as parcelas do empréstimo até acabar tudo.